Como se forma o catarro?
2 participantes
Página 1 de 1
Como se forma o catarro?
"O interior das narinas é revestido pela mucosa nasal, cuja principal função é produzir uma secreção transparente para barrar a entrada de corpos estranhos, como bactérias e poeira, no corpo. A maior parte dessas impurezas é retida pelo muco, que vai ficando mais espesso. Ao mesmo tempo, células ciliadas empurram esse melecão para a garganta, onde poderá ser engolido. O problema é que, quando o bicho está pegando, como no caso de gripes fortes, várias partículas escapam do filtro gosmento da nareba e seguem rumo aos pulmões. Para evitar essa ameaça, além das células de defesa presentes no nariz, na região dos brônquios há glândulas mucosas que produzem uma secreção mais potente, que será a base do catarrão.
Capturados os invasores, começa a briga dentro do catarro, que engrossa com restos de anticorpos e microorganismos e muda de cor: em geral, mais esverdeado, quando se trata de vírus, ou mais amarelado, no caso de bactérias. Enquanto o pau come dentro da gosma, os cílios fazem a sua parte, empurrando o catarro para a garganta. Assim que essa "sopinha" chega à garganta, há duas opções: engolir ou escarrar. E tanto faz. Se você escarrar, assunto acabado. Se engolir, o catarro será tratado pelo corpo como qualquer coisa ingerida: o que for útil é reabsorvido, o resto vira cocô."
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
õ.o
Ainda bem que nunca engulo catarro. e-e
Não sei como tem gente que engole isso, porque sinceramente não dá XD n sabia nunca que virava cocô e-e
Eu to resfriada agora, aí tive a curiosidade de procurar XD aí resolvi postar aqui.
Comentem \o\
experiências também servem. XD
Capturados os invasores, começa a briga dentro do catarro, que engrossa com restos de anticorpos e microorganismos e muda de cor: em geral, mais esverdeado, quando se trata de vírus, ou mais amarelado, no caso de bactérias. Enquanto o pau come dentro da gosma, os cílios fazem a sua parte, empurrando o catarro para a garganta. Assim que essa "sopinha" chega à garganta, há duas opções: engolir ou escarrar. E tanto faz. Se você escarrar, assunto acabado. Se engolir, o catarro será tratado pelo corpo como qualquer coisa ingerida: o que for útil é reabsorvido, o resto vira cocô."
- Mais informações:
- Catarro é o nome popular para o muco produzido naturalmente pelo sistema respiratório. O catarro é constituído de água, polissacarídeos, proteínas e restos celulares. A função do catarro é revestir, filtrar e proteger as vias aéreas. A consistência do catarro depende principalmente da sua composição: soro, pus e muco.
O catarro é produzido pelas células mucosas que revestem todo trato respiratório. Suas características mudam de acordo com as condições enfrentadas pelo organismo.
Inflamações aumentam a quantidade de catarro, que permanece com suas características normais, exceto pelo excesso (sinusites, rinites, etc). Infecções virais também possuem catarro semelhante a inflamação mas podem tornar-se mais branco e espesso.
Infecções por bactérias causam mortes celular e formação de pus, por isto o catarro torna-se amarelado ou esverdeado, e também mais espesso.
O tratamento do catarro depende de sua causa. De maneira geral, pode-se considerar o catarro um aliado na defesa do corpo.
A tabela abaixo mostra os diferentes tipos de catarro, seu significado provável e as medidas necessárias.
Tabelinha:
Quanto ao catarro na garganta, a primeira coisa a fazer é JAMAIS FORÇAR A TOSSE para tirar o pigarro da garganta, procure beber água várias vezes ao dia.
Quando você força a tosse, causa atrito nas pregas vocais, fazendo com que a laringe produza mais secreção, além de provocar lesão nelas, prejucando até mesmo sua voz.
Fonte: Mundo Estranho + Banco de Saúde + Yahoo Perguntas
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
õ.o
Ainda bem que nunca engulo catarro. e-e
Não sei como tem gente que engole isso, porque sinceramente não dá XD n sabia nunca que virava cocô e-e
Eu to resfriada agora, aí tive a curiosidade de procurar XD aí resolvi postar aqui.
Comentem \o\
experiências também servem. XD
Re: Como se forma o catarro?
OMG O-O ainda bem que também non engulo isso D:
eu cuspo nem que eu tenha qe sair no meio da aula pra isso u-u
Enquanto o pau come dentro da gosma " ok né XD
eu cuspo nem que eu tenha qe sair no meio da aula pra isso u-u
Enquanto o pau come dentro da gosma " ok né XD
nii-chan- Moderadora Nii-chan~
Onigiris : 4996
Reputação : 11
Se increveu em : 16/02/2011